Mais sobre Aspectos do Plano de Pesquisa


Olá a todos, bom dia,

Agora preciso falar um pouco mais sobre os outros dois aspectos de maior importância no projeto:

  • Conceitos de Criação e Gestão do Conhecimento nas organizações;
  • Tecnologias para desenvolvimento de aplicações web.

Na verdade os dois aspectos estão interligados. Porque a idéia por completa do projeto de mestrado, esta em disponibilizar todo conteúdo levantado nos estudos e pesquisas na área de sistemas de navegação inercial,  através de um web site com caráter didático.

Uma aplicação web que disponibilize informações na área de sistemas de navegação inercial que atenda aos seguintes objetivos:

  • Armazenar conteúdo e informações na área contexto;
  • Ambiente internacionalizado com possibilidade da mesma informação estar disponível em diversos idiomas;
  • Ambiente que inclua aplicações gráficas com recursos de interatividade para o usuário;
  • Criar e reunir uma comunidade pessoas de interesse comum na área de contexto.

Quando ficou definido que todas informações levantadas nas pesquisas e estudos do projeto de mestrado deveriam estar em uma aplicação web de caráter didático, surgiu a seguinte pergunta:

Como um web site poderia ter caráter didático ?

Para responder a essa questão, assisti algumas disciplinas na engenharia de produção da POLI, entre elas, a disciplina PRO5846Gestão da Informação e do Conhecimento: Conceitos e Estratégias ministrada pelos Profs. Drs. Davi Nakano e Marcelo Pessoa. Durante o período de curso da disciplina, tive oportunidade de conhecer diversos colegas e professores, e discutir sobre as principais referências bibliográficas da área.

Dentre várias referências bibliográficas, a que me chamou mais atenção foi o livro “A Criação de Conhecimento na Empresa – Como as Empresas Japonesas Geram a Dinâmica da Inovação” de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi.

Nonaka e Takeuchi conceitualizaram um modelo para criação e gestão do conhecimento nas organizações, chamado de modelo SECI.  O modelo divide o conhecimento em duas partes, conhecimento tácito e explícito, sendo atualmente  muito empregado por diversas empresas japonesas.

Pesquisando sobre o modelo SECI, encontrei o artigo “The Web 2.0 driven SECI model based learnin process“, que foi onde percebi que o conceito do modelo SECI para criação e gestão do conhecimento na organizações proposto por Nonaka e Takeuchi, poderia ser utilizado em uma aplicação web para acrescentar características que tornam o ambiente didático.

Em paralelo, o aspecto sobre as tecnologias para desenvolvimento de aplicações web entra em cena, para viabilizar a construção de um web site que possa atender a todos objetivos estabelecidos acima.

Concluindo o post, gostaria de acrescentar que através de um servidor web, sediado no Laboratório de Sensores ÓpticosLSO, estarei disponibilizando um web site com informações na área de contexto de sistemas de navegação inercial que atenda aos objetivos descritos acima.

até o próximo post,

abraço a todos,

até mais.

Deixe um comentário

Arquivado em Java, mestrado, plano de pesquisa, projeto acadêmico, sistema de navegação inercial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s