Motivações para o projeto de Mestrado


Olá a todos,

Com certeza o  principal aspecto do meu projeto de mestrado está relacionado com a área de sistemas de navegação inercial . O Laboratório de Sensores ÓpticosLSO, através do prof. Josemir, mantêm entre outras, uma linha de pesquisa na área de  sistemas de navegação inercial, especificamente na área de desenvolvimento de giroscópios com fibra óptica.

Dentro deste contexto,  surgiu a possibilidade de um projeto de mestrado visando estudos e pesquisas  na área de sistemas de navegação inercial, para desenvolvimento de softwares simuladores, que possam auxiliar na caracterização de dispositivos eletrônicos para sistemas de navegação.

Um fator de motivação para o projeto de mestrado, é que a área de sistemas de navegação inercial está crescendo a cada dia. Um exemplo disso são os  assistentes eletrônicos de localização móvel, utilizados em veículos, que através de uma voz e um sistema de navegação com GPS,  interage com o motorista, sinalizando qual o melhor caminho para chegar a um destino pré-programado.

Porém quando o assunto é alta precisão em sistemas de navegação inercial, como por exemplo para aplicações militares ou  para controlar foguetes que lançam satélites de comunicação. O conhecimento na área fica restrito aos paises que dominam a tecnologia. Sendo muito interessante que outros paises não venham conseguir dominar a mesma tecnologia.

Assim, também posso dizer que outro fator de motivação na realização desse projeto, está relacionado com a atitude tomada por paises detentores de tecnologia, que fazem o chamado embargo tecnológico, procurando dificultar de todas as maneiras, que outros paises consigam alcançar o mesmo grau tecnológico.

Não preciso dizer que os Estados Unidos da América adoram utilizar de táticas de embargo tecnológico.

Logo conto mais,

abraço a todos.

Deixe um comentário

Arquivado em plano de pesquisa, sistema de navegação inercial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s