Aspectos do Plano de Pesquisa


Olá a todos,

Dando continuidade na apresentação do meu plano de pesquisa,

Uma vez conversando com um professor da POLI, ele me disse que são os aspectos que devem delinear um trabalho acadêmico. Desta maneira um pesquisador deve em primeiro lugar conhecer os aspectos principais do seu trabalho.

Se pensarmos em aspectos como os lados de um polígono, um trabalho com poucos aspectos (um aspecto representa um ponto e dois aspectos representam uma reta) é um trabalho que precisa ser melhor definido, e por outro lado, se estiver com muitos aspectos (polígono com muitos lados) trata-se de um trabalho que precisa ser melhor refinado. Ou seja um trabalho acadêmico não deve ter nem muitos e nem poucos aspectos.

Você conhece quantos e quais são aspectos do seu trabalho acadêmico ?

Na minha dissertação de mestrado estarei explorando três aspectos (um polígono de três lados). Acredito que três aspectos sejam o número ideal para uma dissertação de mestrado.

Apresento abaixo um triângulo com os aspectos que compõem o meu trabalho de mestrado:

Três aspectos principais do meu plano de pesquisa

Três aspectos principais do projeto de mestrado

É importante sempre levar em consideração quando estivermos definindo os aspectos de um trabalho, de quais são os recursos disponíveis para realizar os objetivos propostos no trabalho (dados, informações, material didático, apoio do orientador, entre outros fatores).

Pensando desta forma, percebam que não defini os aspectos do meu trabalho de maneira aleatória, apenas por afinidade !

Escolhi a área de sistemas de navegação inercial por ser uma das áreas de pesquisa do Laboratório de Sensores Ópticos – LSO, que tem diversos recursos dentro deste contexto e também por ser uma área de mercado de trabalho que se encontra em amplo crescimento.

Atualmente sou aluno regular do programa de pós-graduação de engenharia da Escola Politécnica de São Paulo, incluso no departamento PEA, estando ligado ao LSO, sobre orientação do Prof Dr. Josemir Coelho Santos.

Minhas atividades diárias no laboratório são de auxiliar todos colegas pesquisadores na minha área de conhecimento, dar andamento e continuidade aos estudos e pesquisas relacionados ao meu plano de pesquisa de mestrado, e a partir do início de 2009, atuar em um projeto para desenvolver softwares simuladores de trajetórios para sistemas de navegação inercial.

Nos próximos post’s estarei explicando um pouco mais sobre as minhas opções de escolha nos aspectos que tagem o meu trabalho de mestrado.

Abraço, até a próxima !

Deixe um comentário

Arquivado em mestrado, plano de pesquisa, projeto acadêmico, sistema de navegação inercial

Deixe uma resposta

