Plano de Pesquisa II


Olá, Bom dia a todos,

Feliz 2009 para todos que visitam o Blog Acadêmico !

Hoje vou falar um pouco mais sobre meu plano de pesquisa,

Conforme pode ser verificado nos post’s do mês de dezembro, existem algumas etapas a serem cumpridas pelos alunos da pós-graduação da Escola Politécnica de São Paulo. Dentre elas o processo de ingresso, definição de um plano de pesquisa, cumprimento de créditos para mestrado ou doutorado (cumprir às disciplinas), qualificação e defesa.

O plano de pesquisa descreve a proposta de pesquisa do aluno. Trata-se daquilo que o aluno pretende estudar e realizar durante o processo de pós-graduação.

O aluno pode encontrar em anexo ao site da USP, no Sistema Integrado de BibliotecasSIBi, um documento para auxiliar na construção e formatação da dissertação de mestrado ou na tese de doutorado.

Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP

Este documento descreve de forma simples e objetiva, em acordo com a ABNT, o que deve comtemplar uma dissertação mestrado e tese doutorado:

Dissertação – documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar, e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.

Tese – documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção de título de doutor ou livre-docência.

Respeitando o que está descrito acima, o plano de pesquisa deve apresentar um tema de contexto para a pesquisa, cronograma e objetivo que atenda as exigências impostas por uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

Abaixo relaciono todos itens do objetivo do meu plano de pesquisa:

  • Realizar amplo levantamento bibliográfico no contexto de sistemas de navegação inerciais em âmbito nacional e internacional;
  • Definir e configurar ambiente na internet para hospedagem de um portal educacional para comportar aplicações para simulação de sistemas de navegação inercial;
  • Implementação do ambiente na internet definido para comportar o portal educacional;
  • Elaborar análise de sistemas e modelagem de dados para desenvolvimento de uma aplicação de simulação de um sistema de navegação inercial;
  • Desenvolvimento da aplicação de simulação de sistema de navegação inercial empregando conceitos de orientação a objetos;
  • Realização de testes e implantação dos componentes de forma distinta e a aplicação de simulação de navegação inercial no portal educacional.

Nos próximos post’s pretendo contar em mais detalhes como vou fazer para atender a todos itens propostos nos objetivos do meu plano de pesquisa.

Abraço a todos,

Deixe um comentário

Arquivado em mestrado, plano de pesquisa, projeto acadêmico, USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s