Programa de pós-graduação I


Olá bom dia,

Hoje vou falar um pouco sobre o programa de pós-graduação da engenharia elétrica da POLI. Para quem tem interesse em ingressar no programa, segue abaixo algumas dicas.

Prédio da Engenharia Elétrica da POLI - USP

Prédio da POLI - USP (Elicrisko, Flickr 2005)

Em princípio é necessário acompanhar as datas de inscrição no site da pós-graduação da engenharia elétrica da POLI.

O programa de pós-graduação da POLI funciona em três ciclos de quatro meses por ano. Normalmente as inscrições podem ser realizadas em duas épocas no ano. São abertas inscrições para ingressos de novos alunos no primeiro ciclo e no terceiro ciclo.

Durante a inscrição o candidato deve escolher um departamento como opção. O aluno deverá fazer uma prova de admissão para ingresso no programa de pós-graduação. O conteúdo da prova será de acordo com a escolha do departamento.

Resumindo, o caminho das pedras no programa de pós-graduação consiste das seguintes etapas:

  • Inscrição no processo de admissão do programa de pós-graduação;
  • Ingresso no programa (prova na área de opção);
  • Escolher orientador na área de opção;
  • Plano de pesquisa com proposta de projeto de trabalho;
  • Cumprir créditos obrigatórios (disciplinas), 7 disciplinas para mestrado e 12 disciplinas para doutorado;
  • Uma publicação nacional para mestrado e duas publicações para doutorado (uma nacional e outra internacional);
  • Qualificar a dissertação de mestrado (banca com três professores) ou tese de doutorado (banca com cinco professores);
  • Defender a dissertação ou tese.

Obs I : Não perder de forma alguma prazos, que são sempre curtos, de matricula das disciplinas, de inclusão de disciplinas, de exclusão de disciplinas (ótima estratégia), de qualificação e de defesa;
Obs II : As notas devem ser A ou B, com exceção de uma nota C que pode ocorrer durante todo o programa de pós-graduação.

Parece difícil ? Nem tanto, é possível, é viável, vale a pena, muda a vida !

Uma coisa legal, pelo menos eu acho é que os alunos podem estar sobre três regimes, claro aos quais eu passei também.

  • Aluno Ouvinte – Aluno não matriculado no programa de pós-graduação (ainda, sonha com isso!), mais como quer tanto estar no programa de pós-graduação da POLI, cola nos professores e solicita para assistir a disciplina, mesmo não valendo nada.
    Normalmente são os melhores alunos da sala, porque estão ali porque querem, eu fui aluno ouvinte, é sempre a mesma coisa, são os alunos que mais correm atrás. Pena que não são todos professores que aceitam alunos ouvintes.
    Obs I: Tem aluno ouvinte, que depois que ingressa no programa de pós-graduação consegue validar aquela disciplina que fez como ouvinte, nesse caso o aluno ouvinte foi muito bem !
  • Aluno Especial – Aluno que passou na prova de ingresso, mais ainda não fez a prova de idiomas (tem uma prova de idiomas). A prova de idiomas pode ser feita até a qualificação. Quando o aluno faz a prova de idiomas e é aprovado, esse aluno passa ao status de aluno regular (top de linha). Porém existem vantagens e desvantagens de ser aluno especial. As vantagens são que o aluno especial, quando passa a regular escolhe as disciplinas que deseja regularizar, assim se tiver alguma nota C, pode dispensá-la. A desvantagem a partir de 2009 é que o aluno especial pode validar apenas 30% dos seus créditos, ou seja, a cada três disciplinas feitas o aluno especial valida apenas uma. Acabou a moleza, todo mundo deve se tornar aluno regular o mais breve possível para conseguir validar 7 ou 12 disciplinas conforme o plano de mestrado ou doutorado.
    Obs I: Quando o aluno especial validar suas disciplinas, a sua data de ingresso contará a partir da data de matricula da disciplina mais antiga, sendo que a partir dessa data (data da matricula da disciplina mais antiga) que contará como data de início do programa de pós-graduação do aluno. Essa data é importante porque o aluno no caso do mestrado tem um tempo total de 2 anos e 6 meses para qualificar e mais 6 meses para defender, no total de 3 anos. O programa de pós-graduação de doutorado determina no máximo para 5 anos, ou seja 4 anos e 6 meses para qualificar e mais 6 meses para defender. Ou seja na hora de mudar de status de aluno especial para regular é importante pensar em quais disciplinas validar para determinar a data de início do programa.
    Obs II: O prazo mínimo para defender é 6 meses.
  • Aluno Regular – Aluno que já passou de tudo nessa vida. Tem que cumprir suas disciplinas o mais rápido possível (só nota B e A), qualificar e defender. Uma vantagem é a carteirinha de estudante regular, paga meia em tudo !

Atualmente sou aluno regular, fiz várias disciplinas até agora, e ainda prentendo fazer mais algumas.

Estarei também qualificando no ano que vem, mais isso é uma história que contarei mais para frente.

Abraço a todos,

9 Comentários

Arquivado em mestrado, POLI, projeto acadêmico, USP

9 Respostas para “Programa de pós-graduação I

  1. Parabéns!

    Você não está inerte rs… sempre foi assim, um obstinado pelo conhecimento e por superar obstáculos.

    Sucesso nos estudos de Sistemas de Navegação Inercial.

    Saudadão!

    Glaucia.

  2. Milana

    Domingos,
    gostaria de agradecer pela sua iniciativa em passar sua experiência no mestrado no PEA. Eu vou iniciar o mestrado no PEA este ano, e suas dicas foram muito valiosas. Espero que você encontre sempre um tempo para atualizar seu blog.
    Vou acompanhar!

  3. Olá Milana,

    Obrigado pelo incentivo ! Espero que continue acompanhando o blog.
    Em breve estarei acrescentando novos posts.
    Bem-vinda ao PEA ! estou sempre por lá.

  4. Oi Glaucia, tudo bem ?

    Saudades do tempo de LSI ! Tudo de bom !
    Obrigado pelo comentário. É isso mesmo sempre trabalhando, com determinação e disciplina.
    Se souber algo sobre alguma vaga na área de web-design, aviso a vc !

    abraço!

  5. Obrigada!

    Estava tudo certo para minha Pós em Gerenciamento TI, agora vou ter que adiar até encontrar um emprego. Enquanto isto estou fazendo alguns freelas.

    Vou acompanhado o Blog😉

    Um abraço!

  6. Renata

    Foi muito esclarecedor suas colocações, vou segui-las para o curso de mestrado na USP, meu sonho!
    Grata,

  7. Oi Renata,

    É o meu sonho também. Acho tudo isso uma realização.
    Estou muito feliz por estudar na POLI, espero que goste também

    Um abraço e boa sorte !

  8. Felipe Sabino

    achei muito interessante seu blog que possui muitas informações, no meu caso é tudo um pouco novo, gostaria de saber um pouco mais sobre o programa de pós-graduação da USP , sou aluno de uma universidade particular em Eng Elétrica, então surge algumas dúvidas tais como: As informações acima são validas para qualquer aluno? Como faço para ingressar como aluno especial? Agradeço desde já, caso tenha algum site onde eu possa pesquisar também seria útil.
    Obrigado,

  9. Olá Felipe,

    As informações são válidas para a engenharia da POLI com certeza, procuro descrever de uma certa maneira minhas experiências acadêmicas durante o curso de pós-graduação que estou realizando aqui na Elétrica. Também é importante dizer que como aluno de pós-graduação, pode-se escolher disciplinas em todo o campus da USP, desta forma é possivel não apenas ter um curso inter-disciplinar mais também entender melhor como funciona todo processo no curso de pós-graduação.

    Em relação a ser aluno especial, é necessário passar pelo processo de ingresso, ou seja, acompanhar as datas de ingresso na pós-graduação, no caso da elétrica, o site da pós graduação da engenharia elétrica / POLI, e realizar sua inscrição para a prova. Um detalhe, deve escolher uma área de atuação, porque a prova será de conhecimentos de cordo com a área que vc escolher.

    Agora, veja, o aluno ouvinte, nesse caso, é apenas verificar o ínicio de uma determinada disciplina de pós graduação, e solicitar ao professor da disciplina se é possível acompanhar como aluno ouvinte, se tiver argumentos condizentes, facilmente poderá assistir aulas de uma disciplina.

    Site ? desconheço…rsrsrs na verdade, como falei, procuro passar minhas experiências do curso de pós graduação que realizo, porque encontrei muitas dificuldades para compreender todo o funcionamento do processo, assim optei por publicar aqui o que aprendi.

    Um abraço, e boa sorte !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s